O que é saúde emocional e bem estar?

o-que-e-saude-emocional-e-bem-estar

Nossa saúde emocional, também chamada de bem-estar emocional, é uma parte fundamental de um estilo de vida saudável. Manter uma boa saúde emocional tem tudo a ver com nossa capacidade de gerenciar e regular nossas emoções e desenvolver resiliência quando enfrentamos momentos difíceis. Embora seja ótimo sentir emoções positivas, uma boa saúde emocional não significa necessariamente que você precisa ser feliz o tempo todo.

Pessoas emocionalmente saudáveis ​​ainda experimentam estresse, raiva e medo – são uma parte inevitável da experiência humana! No entanto, se você é capaz de entender e processar suas emoções de maneira saudável, isso o tornará muito melhor em lidar com as adversidades. Nossa saúde emocional é algo em que temos que investir e trabalhar. Embora o gerenciamento interno de nossos sentimentos faça parte, também é sobre como expressamos esses sentimentos com outras pessoas e o impacto desses comportamentos em nossos relacionamentos.

Saúde emocional vs saúde mental

A saúde emocional e a mental estão intrinsecamente ligadas e termos são frequentemente confundidos entre si. No entanto, existem algumas diferenças importantes. A melhor maneira de pensar é que a saúde mental e o bem-estar emocional são um pouco como uma equipe – você não pode ter um sem o outro.

Saúde mental refere-se à maneira como processamos as informações. Tem a ver com a maneira cognitiva em que o cérebro entende as situações – isso pode ser prejudicado por desequilíbrios químicos causados ​​por doenças mentais, como a depressão.

Por outro lado, saúde emocional refere-se a como processamos e expressamos nossos sentimentos. Se sua saúde mental estiver sofrendo, é provável que sua capacidade de regular suas emoções se esgote, por isso é importante considerar as duas coisas quando se trata de seu bem-estar geral.

Os benefícios de uma boa saúde emocional

É consenso cuidar de sua saúde mental trará amplos benefícios para sua qualidade de vida geral. O mesmo vale para a saúde emocional! Como nossa mente, corpo e emoções estão tão diretamente conectados, há um efeito positivo quando você nutre pelo menos uma dessas áreas. Por exemplo, existem benefícios físicos evidentes ao investir em sua saúde emocional. Pesquisas mostram que quando você está emocionalmente angustiado, fica mais vulnerável a doenças, pois seu sistema imunológico fica comprometido. Você também tende a ter mais energia se você está em um estado mental positivo e emocionalmente estável. Quando estamos lutando para lidar com o estresse ou a negatividade, nossos recursos mentais se esgotam, o que pode levar à exaustão.

No entanto, não existem apenas benefícios físicos para uma boa saúde emocional. Um dos maiores ganhos da melhoria do bem-estar emocional são relacionamentos mais fortes e saudáveis. Quando você está confiante em gerenciar e expressar seus próprios sentimentos, isso permite que você seja mais compassivo com os outros. Seja uma amizade ou um relacionamento romântico, você poderá se conectar em um nível mais significativo. Essa capacidade de comunicar seus sentimentos também o ajudará a enfrentar desentendimentos e a manter-se em argumentos – isso pode ajudá-lo a evitar relacionamentos tóxicos com pessoas emocionalmente manipuladoras.

Nossa saúde emocional também dá suporte um bom relacionamento consigo mesmo. Sua autoestima pode sofrer um impacto se você estiver enfrentando dificuldades para lidar com o estresse ou se pensamentos negativos estiverem ocupando sua cabeça. Se você investiu em seu bem-estar emocional e construiu resiliência, poderá ver o melhor de si mesmo, apesar dos desafios que o rodeiam.

Como melhorar sua saúde emocional

Assim como investimos em nossa saúde física e bem-estar, precisamos garantir que nutrimos nossa saúde emocional da mesma maneira.

Aqui estão algumas ideias de como você pode melhorar sua saúde emocional:

Expresse seus sentimentos de maneira saudável

Se você estiver experimentando emoções negativas, internalizá-las apenas fará você se sentir pior. Às vezes pode ser tentador enterrar a cabeça na areia e ignorar como estamos nos sentindo. Em alguns casos, pode ser difícil expressar nossas preocupações ou ansiedades, pois isso as tornará reais. No entanto, não apenas o acúmulo dessas emoções negativas afetará seu bem-estar emocional, mas também poderá levar a problemas mais sérios de saúde mental ou física.

Abrir-se para família ou seus amigos próximos também pode ajudar a reduzir os sentimentos de isolamento e solidão – dois grandes inimigos da saúde emocional. Parte de ser emocionalmente saudável é saber quando pedir ajuda e apoio. Se isso é algo que você acha difícil, um terapeuta ou conselheiro poderá ajudá-lo a se sentir mais confortável em ser vulnerável.

Cuide de si mesmo

O autocuidado é uma das partes mais importantes da manutenção do bom bem-estar emocional. Embora o autocuidado possa significar coisas diferentes para pessoas diferentes, existem alguns fundamentos que ajudarão alguém a se sentir melhor em si! O sono é uma grande parte do autocuidado. Todos nós deveríamos tirar pelo menos 8 horas de sono por noite, com um mínimo de 7. A privação do sono é conhecida por esgotar nossa resiliência emocional, dificultando o processamento de nossos sentimentos e nos tornando mais suscetíveis à negatividade.

Uma dieta saudável e nutritiva é outro ponto fundamental do autocuidado. Embora isso não signifique que não seja aceitável desfrutar ocasionalmente de uma noite no sofá com um copo de vinho ou um bom chocolate (que na medida certa fazem muito bem!), você deve tentar obter o máximo de vitaminas e nutrientes possível da sua dieta. Cuidar de si mesmo significa fazer escolhas saudáveis. Tire um tempo para cozinhar refeições nutritivas, que irão alimentá-lo tanto física quanto emocionalmente.

Pratique gratidão

Como mencionado anteriormente, ser emocionalmente saudável não é ser feliz o tempo todo. No entanto, há muito a ser dito para tentar reconhecer os aspectos positivos da vida. Isso não precisa ser guardado para ocasiões especiais ou férias incríveis. Você pode encontrar momentos gratificantes no dia-a-dia – ficar feliz por ter um assento livre no ônibus ou pela reunião com a qual estava preocupado correr bem. Dedicar um tempo para observar essas pequenas coisas o ajudará a se sentir mais positivo em geral, mesmo em situações estressantes.

Uma boa maneira de praticar a gratidão é iniciar um diário que você preencha no final de cada dia. O ato de anotar fisicamente suas pequenas vitórias (e dedicar uma quantidade de tempo definida a pensamentos positivos) ajudará você a terminar o dia com uma nota feliz e saudável.

Acalme a mente

Ioga, meditação e atenção plena (mindfulness). Adote um novo hábito em sua missão para melhorar sua saúde emocional. Pesquisas mostram que a meditação pode ter um impacto físico na maneira como nosso cérebro regula emoções. Uma meditação guiada pode ajudá-lo a limpar sua mente, digerir o dia e reconectar sua mente e corpo. Também ajudará você a ter um boa noite de sono, tornando-o duplamente eficaz para o autocuidado.

Embora uma aula de ioga relaxante de uma hora seja uma ótima maneira de começar todos os dias – nem sempre é possível. Felizmente, você pode praticar a atenção plena em muitas atividades cotidianas – desde tomar banho até fazer uma xícara de chá. A atenção plena tem a ver com estar presente e acalmar a mente da conversa que costumamos ter em suas cabeças. É uma maneira eficaz de se desligar da negatividade e ajudar a nutrir sua saúde emocional.

Sair

Para muitos de nós, nossos dias giram em torno de trabalhar, cuidar dos afazeres domésticos, filhos. Dar um passeio ou fazer alguma atividade física fora nos ajudar a nos reconectar com o mundo natural. Também faz com que seu coração bombeie com mais vigor, ajudando na liberação de endorfinas. Seja uma atividade mais intensa ao ar livre ou uma simples caminhada ao redor do quarteirão, sair de casa ou do escritório o ajudará a se sentir enraizado, afastar a mente das coisas e melhorar sua saúde emocional.

Caminhar também é uma grande oportunidade para um pouco de atenção. Da próxima vez que você for dar um passeio, observe os arredores. Capte os cheiros da natureza e ouça realmente os sons à sua volta. A combinação de ar fresco, atividade física e alguns minutos de atenção plena é um item verdadeiramente eficaz para melhorar a saúde emocional.

Siga sua alegria

Isso pode parecer simples, mas é fácil adotar hábitos que nos afastam das coisas que nos fazem felizes. Entre o trabalho, os compromissos familiares e outras atribuições, muitos de nós negligenciamos nossos hobbies e paixões na vida. Tente reservar um tempo toda semana para fazer algo por você. Pode ser fazer um esporte, ter aulas de pintura, um instrumento musical ou escrever um blog. Fazer algo puramente por diversão e prazer é um alimento para a alma e quase imediatamente melhorará sua saúde emocional.

O mesmo vale para as pessoas. É fácil deixar de se encontrar com um amigo querido, rever a turma. Cercar-se de pessoas que trazem energia positiva para sua vida afetará enormemente sua saúde emocional. Certifique-se de agendar um horário com as pessoas que fazem você rir ou que permitem que você se abra.

Inscreva-se

Siga nossas redes sociais

Posts mais recente

Visite nossa loja

Loja Quintal Empório Café

Conheça toda nossa linha de produtor

Conheça nossas promoções

LP Quintal Empório Café

Conheça toda nossa linha de produtor